Saiba por que a pedra rubi é considerada preciosa

De grande beleza e cor característica, o rubi é um dos minerais mais procurados quando se fala em joias. Entre brincos, colares e outras peças, a pedra pode ser encontrada em tons que variam do  vermelho sangue ao rosa tênue.
Se você sempre achou essa pedra preciosa fascinante e sempre quis saber mais sobre ela, continue a leitura e descubra quais são as características do rubi.
O rubi na natureza
A pedra rubi é naturalmente originária do Coríndon, um mineral que provém também safiras e que está presente nos seguintes países:
Tailândia

Mianmar

Vietnã

Tanzânia

Quênia

Índia

China

Rússia

Sri Lanka
No Brasil, o rubi pode ser encontrado em estados como Santa Catarina e na Bahia, entretanto, a incidência é baixa e o valor gemológico não se aproxima das gemas originárias dos outros países citados.
Destaques naturais
O rubi desponta entre as 5 gemas mais valiosas a depender da sua origem, lapidação e tonalidade. Mas, afinal de contas, quais características minerais podemos destacar nestas gemas que as tornam tão preciosas? Veja a seguir. 
Origem mineral
O mineral Coríndon dá origem a micro cristais em formato hexagonal e aspecto vítreo, presentes em basaltos, cascalhos e mármores, sendo frequentemente utilizado o tipo de lapidação cabochão, mas também encontrado em lapidação mista e facetada oval.
Coloração
As tonalidades em vermelho sangue puro como uma característica proveniente do contato com cromo nas gemas, sendo as jóias em vermelho vibrante itens em valor altamente cotados.
Extração
Ao longo do processo manual de extração destas pedras preciosas, que acontece nos países já citados anteriormente, jatos de água são direcionados às gemas em jazidas ou formações originárias dos aluviões.
Rubi natural x Rubi sintético
Além das pedras naturais originárias do Coríndon, existem também os rubis sintéticos. Enquanto as gemas naturais passam por processos de extração cuidadosos, o rubi sintético é desenvolvido para alcançar um brilho e coloração que atendam as características estéticas destes produtos.
Significados da pedra
Conhecida por possuir significados que fascinam seus usuários ao longo da história da humanidade, os rubis possuem registros que simbolizam a proteção como um dos seus principais atributos naturais.
Como usar o rubi?
Utilize as suas joias em pedra rubi em formaturas, noivado, bodas e eventos empresariais que solicitem toda a elegância impressa por essas gemas em tonalidades de vermelho vibrante.
Para combinar anéis, brincos, gargantilhas e outras peças em rubi, opte por roupas que valorizem as suas jóias. Um cuidado que pode vir nos detalhes de cada uma das peças escolhidas, como golas, mangas dobradas e botões estrategicamente postos.
Gostou de conhecer mais sobre a pedra rubi? Continue acompanhando o nosso site, em breve traremos mais conteúdos sobre joias, semijoias e pedras preciosas.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.